fabiano oliveira
AUGUSTA E RESPEITÁVEL E BENEMÉRITA LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DA LUZ, Nº 44
IR.: FABIANO SOUZA DE OLIVEIRA.
A Maçonaria na Revolução Farroupilha Revolução Farroupilha, que representa um importante marco na História do Brasil, ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, entre 1835 e 1840, e foi a mais longa da História do Brasil. Sua principal motivação foi econômica. Na época, a economia do Rio Grande do Sul era baseada na pecuária, tendo como foco principal o charque. Os impostos cobrados pelo governo central dos produtos da pecuária gaúcha eram exorbitantes, em contraposição às alíquotas mais baixas aplicadas ao charque oriundo do Uruguai e da Argentina. Tais absurdos fiscais vinham sendo praticados desde 1821, com aumentos sistemáticos na tributação do charque, do trigo, da erva-mate, do couro, do sebo, da graxa, entre outros. Como se não bastasse, para deslocar o produto gaúcho de mercado nacional, o império reduziu as taxas de importação dos produtos oriundos dos países platinos e, ao mesmo tempo, elevou os impostos sobre o sal, insumo básico das charqueadas. Isto causou grande indignação e foi o principal fator da eclosão da revolução, cujos combates ocorrem, cronologicamente, na seguinte ordem:
No dia 9 de setembro de 1836 – os farroupilhas conquistam uma retumbante vitória, vencendo o exército imperial na batalha do Seival. Desta batalha resultou a fundação da República Rio-Grandense, que separou o estado do Rio Grande do Sul do resto do Brasil.
No dia 3 de outubro de 1836 – os farroupilhas são derrotados pelo exército imperial na Batalha do Fanfa; Bento Gonçalves e outros líderes revolucionários são presos. Bento Gonçalves é enviado para o Rio de Janeiro, onde conhece o italiano Garibaldi que adere ao movimento e muda-se para o sul.1838 – os farroupilhas sofrem expressivas baixas e não conseguem reconquistar Porto Alegre e Rio Grande.
Em 1839 – Giuseppi