Extrusão de Plasticos
Introdução
A extrusão é o processo que tem maior importância na transformação dos plásticos, se considerarmos como método de avaliação a quantidade de polímero transformada anualmente por cada uma das tecnologias empregues na transformação de termoplásticos.
Processo de extrusão de termoplásticos consiste em empurrar o material a ser moldado através de uma matriz de extrusão.
Os materiais plásticos são misturados conforme o produto final a ser fabricado.
A EXTRUSORA E O PROCESSO DE EXTRUSÃO
A extrusora é um equipamento largamente empregado na indústria do plástico na fabricação de produtos contínuos como filmes, perfis, tubos, monofilamentos e etc. Além da produção de material granulado novo ou reciclado.
O processo de extrusão consiste em alimentar o funil da extrusora com o material moído ou granulado, o qual através da gravidade cairá sobre uma rosca que o transportará dentro de um cilindro aquecido por resistências elétricas, parte desse calor é provido pelo atrito do próprio material com as paredes do cilindro. Nessa fase, o material passa por 3 zonas: alimentação, compressão e dosagem.
Na zona de alimentação, a rosca possui sulcos profundos, pois a intenção é apenas aquecer o material próximo ao seu ponto de fusão e transportá-lo a próxima zona. Na zona de compressão, existe uma diminuição progressiva dos sulcos da rosca, comprimindo o material contra as paredes do cilindro promovendo sua plastificação. Na zona de dosagem, os sulcos da rosca são continuamente rasos, fazendo com que exista uma mistura eficiente do material e a manutenção da vazão através da pressão gerada.
Ao final do cilindro o material é forçado contra telas de aço que seguram as impurezas como metais e borracha, passando então a matriz onde tomará a primeira forma do produto final. A partir desse ponto o processo segue um rumo diferente de acordo com o produto a ser fabricado,