Extrusão de Plastico
Resumidamente, as extrusoras servem para fundir e homogeneizar o termoplástico e transportá-lo a uma taxa constante de fluxo, sob uma condição também constante de pressão, até a matriz.
Sem dúvida nenhuma, o processo de extrusão é o mais importante método de transformação das poliolefinas. Com a extrusora podem-se obter diversos artigos plásticos, incluindo tubos, placas, chapas finas, filamentos e cabos, fibras e filmes, que são de grande interesse comercial.
Extrusão consiste em fazer passar sob a acção da pressão um material através de um orifício com forma mais ou menos complexa (fieira), de modo a fazer com que o material adquira uma secção transversal igual à do orifício.
Na extrusão de termoplásticos o processo não é tão simples, pois durante o processamento o polímero é fundido dentro de um cilindro e posteriormente arrefecido numa calandra. Este processo é, normalmente, contínuo, sendo usado para a produção de perfis, filmes plásticos, folhas plásticas, etc.
Extrudir é forçar a passagem de um material através de um orifício. Na indústria em geral, a extrusão de um material é usada para dar forma a ele e conferir determinadas características.
Nas indústrias metalúrgicas ou automobilísticas, a extrusão é um processo de