virus
2. Por que os vírus não podem ser caracterizados comomicrorganismos típicos ?
3. Ás vezes, as vacinas não impedem que uma pessoa desenvolva uma doença, mas mesmo assim elas são recomendadas. Explique por que se faz recomendação.
4.Hojeem dia, uma pessoa que mora em Xangai pode, por exemplo, comprar no supermercado bananas e mamões das Filipinas, laranjas e maças norte americanas, kiwis na Nova Zelândia. Expliquede que modo o trânsito de produtos agrícolas contribui para a disseminação dos fitopatógenos.
7.Os termos: agente infeccioso, agente patogênico, patógeno e parasitaintracelular obrigatório são igualmente utilizados quando se definem os vírus. Explique porque os vírus são caracterizados como parasitas e a importância da relação deles com os seresvivos.
8.explique a diferença entre infecção e enfermidade doença. Por que as doenças infecciosas são contagiosas ?
9.Alguns vírus não sobrevivem por muito tempo fora do corpodo hospedeiro. Outros, porém, mantêm sua capacidade infectante por muito tempo. Descreva como pode ocorrer o processo de transmissão desses agentes infecciosos nas seguintessituações: (a) PESSOA A PESSOA (b) AGENTE ABIÓTICO(NÃO VIVO) COMO ÁGUA OU ALIMENTO CONTAMINADO; e (c) VETOR, COMO O MOSQUITO AEDES AEGYPTI
11.a fotomicrografia eletronica abaixo mostrao exato momento em que o virus HIV reage com os receptores da membrana celular dos linfócitos CD4. Em Seguida,eles introduzem seu genoma viral (em verde) dentro da célula.Explique por que o processo da infecção viral é altamente especifico,ou seja,por que geralmente cada tipo de virus é parasita de um único tipo celular ou grupo de células afins.