Extremo Oriente
Localização
• O Extremo Oriente é chamado também de Ásia
Oriental, está localizado a leste do continente asiático e abrange um território que ocupa uma área de cerca de 12 milhões de km2, e ocupa cerca de 30% do continente asiático. onde vivem as populações de
China, Japão, Coreia do Sul,Coreia do Norte, Taiwan,
Hong Kong, Mongólia e Macau. A China é o maior país da Ásia Oriental e um dos mais ricos. Todos os países possuem costa marítima, exceto a Mongólia, que se situa entre a Rússia e a China.
Clima
• Verificam-se na região o clima subtropical e o temperado, com influência das monções no Japão e na
Península da Coreia, que favorecem o desenvolvimento de florestas Subtropical e Temperada. No oeste da China predominam os climas frio de montanha e desértico, o que propicia o desenvolvimento de vegetação xerófila e de Estepes, também encontradas na Mongólia em razão dos climas árido e semiárido que ocorrem no país. Entre a China e a Mongólia há o Deserto de Gobi, que ocupa grande parte da porção meridional do território mongol.
Vegetação
• A Vegetação do Extremo Oriente é constituída de Desertos Áridos, Florestas de Tundra,
Florestas de Montanha, Florestas Subtropicais,
Pradarias, Florestas Decíduas Temperadas, entre outros
Economia
• O Extremo Oriente é uma das regiões mais ricas da
Ásia, possui em seu território, duas potências mundiais:
China e Japão (segunda maior economia mundial.)
Esses dois países, somados a Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan. O Japão como grande potência econômica, possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8.
Fatores de desenvolvimento Econômico
• Fatores do desenvolvimento econômico forte centralização da política nas mãos do partido comunista; mão de obra abundante e barata; vastos recursos minerais; taxa de poupança do país, que está em torno