Extração e transporte de petróleo
CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE
QUÍMICA TECNOLÓGICA
EXTRAÇÃO E TRANSPORTE DE PETRÓLEO
EQUIPE 04
JUNHO / 2011
1. PROSPECÇÃO
A descoberta de uma jazida de petróleo em uma nova área é uma tarefa que envolve uma série de estudos e análise de dados geofísicos e geológicos das bacias sedimentares. Somente após obter total conhecimento da situação das diversas camadas do subsolo, os geólogos e geofísicos decidem propor a perfuração de um poço, que é a etapa que mais exige investimentos em todo o processo de prospecção.
Um programa de prospecção tem como principais objetivos localizar dentro de uma bacia sedimentar as situações geológicas favoráveis à acumulação de petróleo e verificar qual, dentre estas situações possui maior chance de conter petróleo.
A identificação de uma área favorável à acumulação de petróleo e realizada através de métodos geológicos e geofísicos, que, atuando em conjunto, conseguem indicar o local mais propício para a perfuração. Todo o programa desenvolvido durante a fase de prospecção fornece uma quantidade muito grande de informações técnicas, com um investimento relativamente pequeno quando comparado ao custo de perfuração de um único poço exploratório.
1.2 MÉTODOS GEOLÓGICOS
Geologia de superfície
Através do mapeamento das rochas que afloram na superfície, é possível reconhecer e delimitar as bacias sedimentares e identificar algumas estruturas capazes de acumular hidrocarbonetos. Nesta fase existe a possibilidade de reconhecimento e mapeamento de estruturas geológicas que eventualmente possam incentivar a localização de um poço pioneiro. As informações geológicas e geofísicas obtidas a partir de poços exploratórios são de enorme importância para a prospecção, pois permitem reconhecer as rochas que não afloram na superfície e aferir e calibrar os processos indiretos de pesquisas como os métodos sísmicos.
Aerofotogrametria e fotogeologia
A