Extração do morango
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é uma molécula orgânica que contem a "informação" que instrui o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. O procedimento de extração de DNA já foi um processo bem complicado de ser feito em laboratório. Hoje, é muito fácil de fazer até mesmo em casa. Podemos extrair o DNA de diversas fontes, entre elas, o morango.
Cada nucleotídeo que constitui o DNA é formado pela ligação de um fosfato (Po4) a uma pentose, a desoxirribose (carboidrato de cinco carbonos) e uma base nitrogenada, que pode ser uma Adenosina, Timina, Citosina ou Guanina. As moléculas de DNA são geralmente formadas por duas cadeias poliméricas em hélices unidas por pontes de hidrogênio formadas entre uma base púrica (Adenina ou Guanina) e uma base pirimídica (Timina ou Citosina). É importante lembrar que a ligação sempre se dá entre Adenina e Timina, ou Citosina e Guanina. As técnicas de manipulação do DNA têm influenciado direta ou indiretamente a sociedade, através da cura e diagnóstico precoce de doenças, dos testes de paternidade, através das aplicações na medicina forense, na preservação de espécies ameaçadas, na agricultura e na busca pela cura de diversas doenças.
Cromossomos
Seqüências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai).
Gene
É a parte funcional do DNA. No caso do Genoma Humano, por exemplo, apenas 3% é formado por genes. O resto é apenas "lixo", agrupamentos de proteínas que não contêm nenhuma informação. Os genes, portanto, são seqüências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir.
Morangos
Os morangos são plantas da espécie Fragaria ananassa. Estas plantas são Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas. Elas se reproduzem principalmente por