Caracterização da gasolina
CARACTERIZAÇÃO DA GASOLINA
Caroline Martins Leal, Gardênia Maria S. Santos, Isis Máximo D. dos Santos, Larissa da Costa Andrade, Mayara Vieira de Jesus, Sandra Maria B. Santos
Universidade Federal de Sergipe
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia Química
Disciplina: Química Orgânica Inorgânica
Professor: João Baptista S. Júnior
RESUMO- A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, de grande importância econômica. Não apresenta uma fórmula definida, variando de acordo com o petróleo e o seu processo de refino. No nosso país, antes da comercialização, álcool anidro é adicionado à gasolina, formando uma mistura homogênea, difícil de ser detectada a olho nu, sendo necessária a realização de testes de densidade, inflamabilidade, pressão de vapor Reid. A prática teve como objetivo determinar o teor de álcool anidro na gasolina e observar se suas conduções condizem com as estabelecidas pela ANP.
1.INTRODUÇÃO
A gasolina é um combustível derivado do petróleo que contém centenas de hidrocarbonetos de variadas estruturas e diferentes grupos funcionais, que variam desde os mais simples, como o pentano e o hexano, até os mais complexos, como os naftenos, e estão presentes em diferentes proporções, contribuindo positiva ou negativamente para a qualidade da mesma, podendo conter compostos de enxofre-nitrogênio e metais em baixa concentração.
Diferenças nas características e propriedades de alguns hidrocarbonetos exercem influência também em outros importantes parâmetros físico-químicos de qualidade da gasolina como a destilação, a densidade, o poder antidetonante e a tendência para a formação de goma. Essas propriedades variam de acordo com a composição e quantidade dos hidrocarbonetos presentes no combustível.
A adulteração de combustíveis é um caso preocupante e de grande ocorrência em todo o território nacional, levando a Agência Nacional de