Extração de dna 11º ano
Ano lectivo:2012/2013
Relatório científico de Biologia e Geologia
Extração de DNA de células vegetais
Vanessa Toscano 11ºD
Odivelas, 11 de Outubro de 2012
Índice
1. Introdução………………………………………………………………………………………..1 2. Protocolo Experimental………………………………………………………………………...4 3. Resultados………………………………………………………………………………………. 4. Discussão de Resultados……………………………………………………………………… 5. Conclusão……………………………………………………………………………………….. 6. Bibliografia……………………………………………………………………………………….
Introdução
Objetivos:
-Conhecer técnicas de extração de DNA das células;
-Compreender o processo necessário à extração do DNA. Ácido desoxirribonucleico (DNA) é um composto orgânico, que se encontra em todos os seres vivos. Situa-se no núcleo das células, no caso dos seres eucarióticos, enquanto nos seres procarióticos, encontra-se numa zona chamada nucleoide, no seu citoplasma. O DNA é um polímero de nucleótidos, unidade base dos ácidos nucleicos, constituídos por 4 bases azotadas, timina (no caso do DNA), adenina, citosina e guanina. A adenina e a timina são bases púricas que possuem anel duplo, e a citosina e a timina são bases pirimídicas que possuem um anel apenas, a adenina e a timina são bases complementares, que se ligam através de duas pontes de hidrogénio, assim como a citosina e a guanina, que se ligam por três pontes de hidrogénio (Fig.1). A regra de Chargaff diz que o número de purinas é igual ao número de pirimidinas. O DNA contém ainda uma pentose, desoxirribose, e também um grupo fosfato (ou fosfórico), que contem iões negativos. (Fig.2)
Fig.1- Bases complementares com as respetivas ligações e o sentido de crescimento das cadeias polinucleotídicas. Fig.2- Estrutura do DNA.
O DNA é o suporte da informação genética, ao contrário do que se pensava antes do séc.XX, pois pensava-se que quem continha a informação genética eram as proteínas, devido à sua