Extranet
Figura 1: Esquema de funcionamento da Extranet.
Fonte: http://si-ucp-extranet-goncalo.webnode.com/
Sendo assim, as empresas utilizam a Extranet para compartilhar com seguranças parte do seu sistema de informação. Neste contexto, nada mais é do que um site de internet que está apenas acessível a um grupo restrito de pessoas. No caso, parceiro e clientes podem acessar informações específicas, participar de discussões, negociações e ter acesso controlado a bases de dados internas, sem o conhecimento do público geral da internet.
Segundo Pereira (2013),http://si-ucp-extranet-goncalo.webnode.com/, funciona igualmente como a Intranet, porém a sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo é possível acessar as informações compartilhadas da empresa. Tais informações podem ser acessadas apenas por pessoas autorizadas com a utilização de senha pessoal, por exemplo.
Para transações comerciais (Business-to-Business), as Extranets proporcionam maior segurança ao comércio eletrônico.
Uma das principais vantagens da utilização da Extranet é que ela pode melhorar a produtividade da organização, automatizando processos que anteriormente eram feitos manualmente (exemplo: contatos com fornecedores em um banco de dados organizado por tipo de produto). A automação pode também reduzir a margem de erro desses processos.
Outra funcionalidade de sua utilização é a possibilidade de visualização de informações de um projeto em momentos convenientes, por parceiros de negócios, clientes,