a vida
A vida é a motivação de tudo o que a humanidade produz . Motor das atividades , razão última das cogitações . Sem ela nada faz sentido . Na esfera do direito , significativa a expressão bens da vida . O direito existe para quem desfruta desse milagre da existência. Sem o fluxo vital , não interessam as regras.
Daí o conceito de pessoas. Pessoas é o ser humano capaz de conferir valor e significado á própria existência .
E o que significa vida ?
Todo e qualquer aspecto da vitalidade está compreendido no conceito de vida . Vida é valor inqualificável . È o único valor sobre o qual não pode pairar duvidas sobre a relatividade. Vida é bem absoluto . Por isso é que as discussões durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1987 , como vistas a se qualificar a vida, não prosperaram. Pretendeu-se dizer que a inviolabilidade á existência consagrada na Constituição da República Federativa do Brasil contemplaria a vida digna. Prevaleceu a tese de que a inviolabilidade fundantes se destina á vida. Toda e qualquer vida.
Tudo isso foi arredado pelo constituinte ao consagrar a vida . Pura e simples . Milagrosa e Mágica. Mas vida humana .
Chega-se ao ponto de partida para as reflexoes sobre a vida. A vida é algo de valor tão incomensurável , que chega a não haver sentido em se debater o valor que se deva conferir á vida .
“Todo ser humano ,qualquer que seja ele, possui uma dignidade própria ..ela está acima de todo preço e não admite qualquer equivalência , não tendo um valor relativo mas um valor absoluto” – THOMAS DE KONINCK.
“ A sociedade que se fecha no individualismo fará leis egoístas e nunca compreenderá a beleza e a dignidade da vida” - D. LUCIANO MENDES DE ALMEIDA