Extra O Do DNA
O DNA é a forma mais exata de se conhecer a identidade de alguém ou de determinar uma espécie vegetal e, hoje, a extração do DNA é mais usada, e conhecida por todos, no teste de DNA ou teste de paternidade, onde o teste é feito através da análise do DNA encontrado nas amostras de sangue dos supostos pai e filho ou por meio da saliva, fio de cabelo, etc. O DNA é também usado na clonagem de espécies vegetais por meio do processo in vitro ou micropropagação.
O seguinte relatório consiste num pequeno experimento para Extração do DNA, tanto animal quanto vegetal, para maior entendimento dos alunos da disciplina de Bioquímica Geral sobre o assunto que, também, foi abordado em aula. No experimento foi possível ver pequenas fitas do DNA animal e vegetal numa solução preparada no laboratório pelos ministrantes da aula prática, com rápido resultado, onde todos puderam observar e realizar todo o processo de extração.
2. OBJETIVOS
Provocar a precipitação do DNA em solução aquosa na presença de agentes desidratantes, bem como demonstrar como se dá a extração do DNA a partir de material vegetal e animal e, por fim, visualizar o aglomerado das fitas do DNA.
3. MATERIAL E METÓDOS
Materiais
Algodão
Almofariz e Pistilo
Becker 250 mL
Chapa aquecedora
Copos descartáveis
Estantes para tubos
Faca doméstica e colher
Funil de Plástico
Tubos de ensaio
Reagentes
Cloreto de Sódio (Sal de cozinha)
Detergente neutro
Álcool etílico 96% bem gelado
Água destilada a 60º C
PROCEDIMENTO:
Inicia-se com a maceração do material vegetal quebrando sua parede celular para aumentar a quantidade do material genético. A maceração tem uma “função extra”, pois ajuda na hora do material entrar em contato com a