Extintores
O agente extintor é todo material que por ventura possa ser utilizado no combate ao fogo. No caso dos extintores de incêndio tradicionais, a substância contida no interior do cilindro do extintor, que será utilizada para combater o fogo.
O extintor de incêndio é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar princípios de incêndios em casos de emergência. É um cilindro que pode ser carregado até o local do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão. Um extintor geralmente é formado pelas seguintes partes:
1 – Cilindro
2 – Agente extintor
3 – Agente expulsor
4 – Manômetro
5 – Sifão
6 – Gatilho
7 – Alça
8 – Pino de
Segurança
9 – Mangueira
10 – Esguicho
Além dos extintores portáteis, temos conjuntos hidráulicos e outros dispositivos especiais como sprinklers ou baterias fixas de CO2.
A função dos agentes extintores é a retirada de um ou mais elementos do triangulo do fogo, para que o foco de incêndio cesse. Basicamente, o extintor é usado para resfriar e abafar.
O agente extintor mais utilizado e mais conhecido, é a água, mas existem outros, mesmo porque, para alguns tipos de incêndios, a água é contra indicada.
EXTINTOR DE ÁGUA - CLASSE A:
È o agente mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada: neblina, jato contínuo, etc).
A água é o agente extintor mais comum e mais utilizado, em virtude do seu baixo custo e da facilidade de obtenção.
É utilizada principalmente nos incêndios de classe A, quando necessitamos extinguir as brasas em pontos profundos do material incendiado.
Em razão da existência de sais minerais em sua composição química, a água conduz eletricidade e seu usuário, em presença de materiais energizados, pode sofrer choque elétrico. Quando utilizada em combate a fogo em líquidos inflamáveis, há risco de ocorrer transbordamento do líquido que está