Extintores
CENTRO DE ENGENHARIA CIVIL
Renata Carvalho de Sousa
EXTINTORES DE INCÊNDIO
Palmas
2014
Renata Carvalho de Sousa
EXTINTORES DE INCÊNDIO
Trabalho apresentado à disciplina Instalação de Combate a Incêndio, 6º período. Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins, Centro de Engenharia Civil. Professor Antônio Carlos.
Palmas
2014
INTRODUÇÃO
O incêndio é classificado em três classes: Classe A (ocorrem em materiais de fácil combustão que queimam em sua superfície e profundidade e deixam resíduos; cinzas).Classe B (ocorrem em produtos inflamáveis, derivados e queimam em suas superfície e profundidade, não deixando resíduos); Classe C (quando ocorrem em equipamentos elétricos energizado) e Classe D (classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio).
Para o combate do incêndio são usados extintores específicos para cada classe de incêndio citado anteriormente, pois cada tipo de incêndio exige um tratamento diferente de combate devido aos materiais e propriedades da qual se encontram na combustão.
Desta forma, este trabalho tem por objetivo descrever as classes de extintores, em que situações se usam cada um e como se procede o funcionamento destes.
CLASSE DE EXTINTORES DE INCENDIO
ÁGUA PRESSURIZADA/ESPUMA DE ÁGUA
Próprio para princípios de incêndio classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). Não deve ser utilizado em equipamentos elétricos energizados pois pode acarretar choque elétrico.
Função do extintor: principal: Resfriamento Segundo a NBR 12962, os extintores à base d’agua e espuma de agua:
Devem sofrer recarga em um intervalo máximo de 5 anos (à base de agua);
Extintores com espuma mecânica devem ter