Extensometro
3. Tipos de extensômetros existem diversos tipo de Extensômetros elétrico no mercado, que podem ser classificado de acordo com;
Os materiais utilizados como elemento resistivo:
Extensômetro de fio;
Extensômetro de lâmina (metal-foil strain galges);
Extensômetro semicondutor;
3.1 O extensômetro de fio:
O extensômetro de fio é constituído de fio resistivo, colados em um suporte, o qual serve para transmitir as deformações da peça em estudo, para o fio, que constitui o elemento sensível, e também deve isolar eletricamente esse fio.
Inicialmente os extensômetros de fio, eram constituídos de fios enrolados em uma bobina achatada, isto devido à falta de uniformidade dos fios de diâmetros menores de 0,025 mm, necessários para se obter extensômetros com alta resistência elétrica e tamanho menor que 6 mm.
À medida que se melhorou a tecnologia de fabricação de fios muito finos, foi possível fabricar extensômetros de pequenos tamanhos, com o fio disposto em forma de "zig-zag" em um plano. Extensometria - Manual Prático.
Atualmente o extensômetro de fio é muito pouco utilizado em comparação com o extensômetro de lâmina.
3.2 O extensômetro de lâmina (metal-foil strain gages): Estes extensômetros, em princípio, são idênticos aos de fio. A diferença básica está no processo de