EXPRESSÕES E OPERADORES
5.1 Operadores
Operadores são elementos fundamentais que atuam sobre operandos e produzem um determinado resultado. Por exemplo, a expressão 3 + 2 relaciona dois operandos (os números 3 e 2) por meio do operador (+) que representa a operação de adição.
De acordo com o número de operandos sobre os quais os operadores atuam, os últimos podem ser classificados em:
• binários, quando atuam sobre dois operandos. Esta operação é chamada diádica. Ex.: os operadores das operações aritméticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão).
• unários, quando atuam sobre um único operando. Esta operação é chamada monádica. Ex.: o sinal de (-) na frente de um número, cuja função é inverter seu sinal.
Outra classificação dos operadores é feita considerando-se o tipo de dado de seus operandos e do valor resultante de sua avaliação. Segundo esta classificação, os operandos dividem-se em aritméticos, lógicos e literais. Esta divisão está diretamente relacionada com o tipo de expressão onde aparecem os operadores.
Um caso especial é o dos operadores relacionais, que permitem comparar pares de operandos de tipos de dados iguais, resultando sempre num valor lógico.
5.1.1 Operadores de Atribuição
Um operador de atribuição serve para atribuir um valor a uma variável.
Em Algoritmo usamos o operador de atribuição: :=
A sintaxe de um comando de atribuição é: NomedaVariável := expressão
A expressão localizada no lado direito do sinal de igual é avaliada e armazenado o valor resultante na variável à esquerda. O nome da variável aparece sempre sozinho, no lado esquerdo do sinal de igual deste comando.
5.1.2 Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos se relacionam às operações aritméticas básicas, conforme a tabela abaixo:
Operador Tipo Operação Prioridade
+ Binário Adição 4
- Binário Subtração 4
* Binário Multiplicação 3
/ Binário Divisão 3
MOD Binário Resto da Divisão 3
DIV Binário Divisão Inteira 3
** Binário