Expressão Musical
O trabalho com o som tem como referência o silêncio, que nunca é absoluto, mas que permite ouvir e identificar o fundo sonoro que nos rodeia. Saber fazer silêncio para poder escutar e identificar esses sons faz parte da educação musical.
ESCUTAR
A exploração das características dos sons pode passar, também, por escutar, identificar e reproduzir sons e ruídos da natureza - água a correr, vento, "vozes" dos animais, etc. - e da vida corrente como o tic-tac do relógio, a campainha do telefone ou motor do automóvel, etc.
CRIAR
Se instrumentos de percussão simples podem ser construídos pelas crianças relacionando-se com o domínio da atividade plástica, estas poderão também utilizar instrumentos musicais mais complexos e com outras possibilidades - jogos de sinos, triângulos, pandeiretas, xilofones, etc. - que deverão ter grande qualidade. Outros instrumentos poderão ser usados pelo educador como a flauta, o violão...
A utilização de um gravador permite registar e reproduzir vários tipos de sons e músicas que, podendo ser um suporte para o trabalho de expressão, possibilita ainda que as crianças alarguem a sua cultura musical, desenvolvendo a sensibilidade estética neste domínio.
Um instrumento musical é um objecto, ou objeto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.
A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é objecto de debates.]
Violão(Conhecido também como guitarra clássica), diversas características o tornam propício ao acompanhamento do canto .
Guitarra, existem ao