Exposição Solar
Na passada Sexta-Feira, na aula de Formação Cívica tivemos o privilégio de receber na nossa escola o Senhor Professor Fernando . Deslocou-se à nossa escola para nos falar de um tema que nos preocupa muito hoje em dia, a exposição solar excessiva. Para podermos desfrutar do sol temos regras e cuidados a cumprir, pois é muito potente podendo causar algumas doenças. É verdade que sem o sol os seres vivos não existiam mas, tudo é bom em quantidade moderada. O sol em excesso pode ter malefícios, pois pode causar Alergias, Fotossensibilíssimo e o pior de todos pode causar Cancro. Por outro lado nem tudo é mau, pois ele também tem os seus benefícios, fornece-nos vitamina D, calor energético e ajuda na ação terapêutica. Mas, afinal o que é que o Sol contem que nos possa prejudicar tanto?
Foi a nossa pregunta! O sol contem raios Ultravioleta, que são emitidos para a Terra! Os UV podem dividir-se em dois grupos UVA e UVB. Enquanto os UVB só atingem superficialmente a pele, os raios UVA são os mais perigosos pois afetam a segunda camada da pele, a derme.
Para além de tudo isto o senhor professor informou-nos também de que os UVB são responsáveis pelo Bronze, pelo envelhecimento precoce da pele e podem causar cancro. Os raios UVA penetram mais a pele, podem interagir com certos medicamentos, são responsáveis pelas alergias solares, não causam queimaduras e podem causar secura da pele. Para todos os males há sempre uma cura. Nós próprios podemos acabar com todos estes problemas. Começando por desfrutar do Sol nas horas de menor calor e o mais importante de tudo usar protetor Solar! Cada protetor solar tem um número (50 por exemplo) e esse número varia consoante o teu tom de pele. As pessoas com um tom de pele mais escuro usam um protetor com um número muito reduzido, por outro lado as pessoas com um tom de pele mais claro tem de usar um protetor com um número mais elevado.