reações quimicas em meio aquoso
Compreender e analisar os diferentes tipos de reações químicas em meio aquoso a partir de ácidos e bases fracas e a obtenção de sais por diferentes tipos de reações.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A obtenção de sais é a partir de uma reação entre um ácido e uma base, independente de serem fortes ou fracos. Quando os números de H+ for igual aos de OH-, caracteriza-se uma reação de neutralização total. Quando o número de H+ for diferente que o número de OH- chama-se reação de neutralização parcial.
Ácidos fortes são os que cedem os prótons com maior facilidade que os outros ácidos. E os fracos são os que cedem os prótons com menos facilidade.
Bases fortes são as que se dissociam muito fácil. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam bases fortes. E bases fracas são as formadas pelos demais metais, e se dissociam com menos facilidade.
Hidrólise é uma reação química de quebra de ligações onde é adicionada uma molécula de água. Nessa reação a água se dissocia formando os íons H+ e OH- que se ligam ás duas moléculas resultantes da reação.
A hidrólise salina é uma importante aplicação para os processos da hidrólise, uma vez que os sais tem tendência em sofrerem dissociação em meio aquoso.
A partir de uma solução salina, torna-se possível se obter tanto soluções ácidas como soluções básicas. Dessa forma, os sais presentes em solução, ao sofrerem uma dissociação, liberam para o meio aquoso cátions e ânions, e, dependendo da concentração desses íons, a solução resultante pode assumir diferentes valores de pH.Com relação à formação de uma solução de caráter ácido, temos a liberação do cátion H+ e com relação à formação de uma solução com caráter básico, temos a liberação do ânions OH-.
PROCEDIMENDO EXPERIMENTAL
1 Reações de obtenção de sais:
1.1.Colocou-se em um tubo de ensaio 30 gotas de solução de ácido sulfúrico 1 mol L-1;
1.2.Adicionou-se um pedaço de magnésio;
1.3.Repetiu-se o mesmo procedimento com alumínio, zinco e cobre;1.4 Equacionar as