exposição solar
A influência causada pela mídia, assim como o culto e valorização do corpo bronzeado pode levar um longo período de tempo em exposição ao sol, por muitas vezes sem proteção. Em geral os jovens são os mais vulneráveis à exposição tendo em vista a influência de fatores estéticos.
Há alguns fatores de risco que levam a gêneses das lesões de pele, fatores genéticos, histórico familiar de câncer de pele e radiação ultravioleta (UV). Os raios UV facilitam consideravelmente as mutações genéticas e tem efeito supressor no sistema imune cutâneo. Nos casos de melanoma, o histórico familiar dessa neoplasia representa maior fator de risco.
Os métodos utilizados e os materiais foram bem diversos, tivemos o Desenho do estudo, onde realizou-se um estudo analítico transversal com 368 estudantes na faixa etária de 20 anos, em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Taguatinga (DF), em abril de 2007.
Utilizou-se também a População e amostra, que selecionou dois cursos da área da Saúde (Medicina e Educação Física) e dois cursos de áreas de Ciências Humanas (Direito e Comunicação Social), ambas escolhidas intencionalmente. Para compor a amostra foram sorteadas disciplinas de vários períodos, foi estimado uma amostra de trezentos e vinte e dois indivíduos, para teste de hipótese bicaudal considerando-se o nível de significância de cinco por cento e o poder de teste fixado em noventa por cento.
Já na Coleta de dados a pesquisa foi feita através de questionário auto aplicativo composto por dezoito itens, distribuídos por dois acadêmicos do quarto ano de Medicina. Coletaram-se dados, como por exemplo, sexo, idade, curso, cor da pele, dos