Exposição ocupacional ao frio
Ocupacional ao Frio
Nome: Paulo Roberto Rocha Araujo
Nome: Edson Cristiano de Oliveira
Introdução
Diversas atividades laborais expõem os trabalhadores aos danos causados pelo frio.
Destacamos atividades realizadas em câmara frigorífica, trabalhos de embalagem de carnes e demais alimentos, operação portuária,nas quais se manuseiam as cargas congeladas e outros.
O trabalho em ambientes extremamente frios se constitui num risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo a morte, quando o trabalhador fica preso acidentalmente em ambientes frios ou imerso em água gelada. Os trabalhadores devem estar protegidos contra a exposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não caia abaixo de 36°C.
As lesões mais graves causadas pelo frio decorrem da perda excessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura no centro, o que chamamos de hipotermia.
A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalha nesta situação.
Roupas de frio, inclusive proteção para cabeça, luvas mitenes e botas isolantes, devem ser usadas por pessoas expostas ao frio.
Efeitos à saúde pela exposição ao frio
O estresse é um conjunto de reações orgânicas a fatores de ordens (físico, químico, emocional, infeccioso, etc.) capazes de perturbar o equilíbrio do organismo
(homeostose). O frio é um dos agentes físicos capazes de causar estresse ao organismo humano. Uma grande diversidade de ocupações pode levar a exposições ocupacionais ao frio, tais como trabalho a céu aberto em regiões frias, trabalho em câmaras frias ou navio frigorificados, trabalho de embalagem e armazenagem de carne, frutas, sorvetes, pesca, mergulho e muitas outras ocupações profissionais.
Ulcerações e hipotermia não se constituem problemas muito sérios para os trabalhadores, porém, eles existem e os cuidados devem ser observados. Os fatores que mais contribuem para a