Exposiçao
São 34 fotógrafos brasileiros e estrangeiros expondo 170 fotos reunidas nos últimos dez anos pelo MAB-FAAP, mostrando diferentes momentos históricos e movimentos da fotografia.
Para organizar esta quantidade imensa de imagens, o museu as separou por cinco temas em ambientes projetados pelo cenógrafo Tito Ficarelli. “A ideia é criar um percurso que dê evidência tanto à força das imagens, quanto à singularidade de cada conjunto autoral’, destaca o curador Rubens Fernandes Junior, que também é crítico de fotografia.
[pic]
Africa 1, de Mario Cravo Neto – 1992
Na seção “Moda, Comportamento e Estilo”, fotos de Morgade, J.R Duran e Bob Wolfenson, entre outros, traçam um painel sobre a moda formal e descontraída a partir de registros aparentemente espontâneos. Em “O Corpo e suas Formas” foram reunidas fotografias expressivas do corpo humano de fotógrafos experientes como Luiz Tripolli, que, desde o final dos anos 1960, apresenta experiências de luz em sintonia com a sensualidade e a beleza corporal. Também estão neste setor obras dos fotógrafos Jean Moral e Pierre Boucher.
[pic]
Imagem sem titulo de Otto Stupakoff – 1961
A seção “O Retrato: atitudes e atuações diante do aparelho” é dedicada ao primeiro gênero da linguagem fotográfica que oferece originalidade poética. Por lá estão imagens de Otto Stupakoff, Luiz Tripolli e J.R.Duran. Em“Experimentações e Sonhos”, o público pode conferir como os sonhos e as viagens são explorados nas imagens de Valdir Cruz e Pierre Verger. “Ambos trouxeram para a fotografia uma experiência inventiva e independente, dissociada dos modismos, ampliando os limites da percepção visual com emoção e precisão técnica, características de um documento fotográfico”, explica o curador.
[pic]
Jenny, de JR