exportação
Trabalho é a soma de atividades realizadas por um ou mais indivíduos, com a finalidade de atingir um determinado objetivo impessoal. “Há “trabalho” e o “trabalhar”. Cada um depende totalmente do outro. Se ninguém trabalhar, nenhum trabalho será feito. Assim como onde não houver trabalho não haverá também a atividade de trabalhar” (DRUCKER, 1991, p. 197).
É possível perceber que o trabalho é uma forma de unir pessoas de culturas e costumes diferentes, mas com um único objetivo e uma única direção. Podendo o trabalho ser formal com registro em carteira de trabalho ou informal sem vínculos empregatícios.
2.1 HISTÓRIA DO TRABALHO
Quando se trata de explanar sobre a história do trabalho não podemos deixar de mencionar as seguintes fases: a criação das ferramentas, trabalho escravo, servidão, corporações de oficio, revolução industrial, administração do trabalho e globalização.
2.1.1 Criação das Ferramentas
De acordo com Salles (2009), com a evolução do homem veio a necessidade de transformar a matéria prima existente na natureza em objetos para o seu próprio consumo. Houve a ideia de se construir ferramentas que lhe proporcionava maior capacidade sobre a natureza, facilitando assim seu trabalho. Um exemplo de desenvolvimento de ferramenta criado nessa época foi o de amarrar uma lasca de pedra em um galho de árvore criando um instrumento de caça, aumentando assim seus braços e sua força. Dessa forma o homem começou a ampliar seu desejo de transformação e criação. Em seguida obteve domínio do fogo, o que facilitou muito as possibilidades de construção das ferramentas e de transformações do meio.
A descoberta e o domínio da agricultura foi algo surpreendente na vida do homem, pois antes era obrigado a usufruir apenas da caça, da pesca e da coleta de frutos, não possuindo nenhum controle sobre quando e como iria usufruir dos alimentos. O homem não tinha moradia certa, ora habitava em um lugar ora habitava em outro. Após a