Exportação - moda praia
Estudo de viabilidade da empresa Del’ Mare Moda Praia
INTRODUÇÃO
As exigências dos consumidores no atendimento as suas necessidades são cada vez maiores, o que leva as empresas a buscarem as adequações mercadológicas, passando desde a logística, até o operacional e financeiro. Para isso são criados novos planejamentos estratégicos que determinam os novos caminhos que serão seguidos pela organização, com o objetivo de diminuir os riscos e aumentar os lucros.
A moda praia vem se destacando no cenário nacional. O Brasil tem avançado no quesito modelagem e mudanças tecnológicas, além de ser um dos países que mais consome e fabrica esse tipo de roupa. Os biquínis brasileiros têm reconhecimento em todo o mundo, pelo seu alto padrão de qualidade, criatividade e ousadia, que traz esse diferencial. A partir da década de 70 o biquíni brasileiro passou a ter outro formato e estilo, surgindo os modelos fio-dental, asa-delta e a tanga. Após a década de 90 o mercado se ampliou, quando foram incluídos acessórios como: saída de praia, sacolas coloridas, chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas.
A Del’Mare é uma empresa que atua nesse segmento, comercializando produtos no mercado interno e externo. Internamente atua com representantes comerciais que atendem ao mercado na venda de biquínis, maiôs e peças complementares da moda praia, visando um melhor posicionamento do produto junto ao público alvo. Atualmente exporta seus produtos para a Itália, onde possui um representante que vende e divulga a marca no mercado externo.
Para o estudo de viabilidade desse negócio foi necessária uma ampla pesquisa sobre os países de destino dos produtos a serem exportados, a fim de se obter maior conhecimento sobre as variáveis externas, que podem alterar o fluxo continuo das transações comerciais, onde constam dados sobre as características do mercado, aspectos socioeconômicos, questões políticas e demográficas, além de definir o perfil do público-alvo, e mediante análise