Exportação de soja no brasil
Exportação
Delimitação do tema:
Exportação de soja do Brasil
INTRODUÇÃO:
Exportar é um grande passo para muitas empresas que estão familiarizadas somente com o mercado doméstico. Este passo é importante para a “saúde” da empresa e para realmente saber se a mesma possui competitividade no mercado internacional.
A exportação é a principal forma de entrada de divisas, imprescindíveis às importações de mercadorias para suprir as necessidades básicas de um país, bem como para pagamento de seus compromissos externos.Ela agrega parcela significativa na formação do Produto Interno Bruto (PIB) de país com tendência exportadora, contribuindo de forma decisiva para o seu desenvolvimento sócio-econômico.
A soja (soja em grão) constitui-se numa das mais importantes commodities nacionais. A soja é o produto agrícola que mais gera volume (em toneladas) de exportação para o Brasil, exigindo bastante da estrutura logística do país. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE (2007), o Brasil é responsável por cerca de 28% da produção mundial de soja. O país é o segundo maior produtor e exportador mundial de soja.
O Brasil possui área própria para o cultivo e espaço físico suficiente para crescer muito mais, já os Estados Unidos e a Argentina possui limites para expansão da área cultivada, isso pode ser considerado uma vantagem competitiva que o Brasil tem perante os demais produtores, podendo assim dobrar a atual produção com totais condições de se tornar líder tanto na produção do produto quanto na exportação do mesmo. Portanto pode se presumir a importância do complexo soja para a economia brasileira nos próximos anos.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Um dos grandes problemas encontrado na exportação de soja é o transporte, as condições precárias das rodovias, pela baixa eficiência e falta de capacidade das ferrovias e pela desorganização e excesso de burocracia dos portos. Como que produtores e exportadores vêem essa desorganização e