Trabalho Hilara
PRONATEC: Técnico de Logística
A LOGÍSTICA NO COMÉRCIO EXTERIOR
Orientadora: Prof. Esp. Hilara Prado
Faculdade Asser - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro
RIO CLARO
2015
A LOGÍSTICA NO COMÉRCIO EXTERIOR
Resumo:
Logística e comercio exterior, palavras aliadas que explicam a movimentação mundial de diversos produtos e serviços, mas para que esses processos aconteçam é necessário um conjunto de procedimentos anteriores aos fatos a serem ocorridos; O alvo desta obra é abordar a logística como um processo dentro do campo comércio exterior para que tudo ocorra da melhor forma e menor tempo e custo, além de seguir as normas estabelecidas para esse procedimento. Afim de que se entenda a logística como gerenciamento de fluxo de mercadorias e serviços para saciar a todos os diversos tipos de clientes nas mais variadas localidades a serem atendidas.
Palavras-chave:Transporte; Logística; Exportação; Fluxo; Infraestrutura.
INTRODUÇÃO
A logística deve ser entendida, não somente como transporte, mas, sim, como um gerenciamento de fluxos de mercadorias desde o ponto de origem ao ponto de consumo, ela é importante no comércio internacional e no desenvolvimento socioeconômico, além de ser parte integrante, senão a principal variável de eficiência para o comércio exterior. Tempo, prazo de entrega, e pronta entrega são itens importantes.
COMÉRCIO EXTERIOR
O comércio exterior é fundamental para o crescimento socioeconômico de qualquer nação que procure desenvolvê-lo sem políticas restritivas. Empregos, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento comercial e industrial, enfim, diversos são os benefícios adquiridos pela nação que ingresse no mercado internacional. Neste sentido, confirma-se a importância da logística para se alcançar a eficiência para que o ingresso no comércio exterior não seja apenas temporário em função dos obstáculos e a concorrência acirrada