Exportar Significar
Muitos clientes também ficarão interessados na empresa que lhes fornecem produtos e virão conhecer o Brasil, a cultura, a gastronomia e os costumes que levarão um pouco disso consigo. A exportação dar o privilégio de conhecer novas culturas e também vender os produtos desejados, quando um importador ou agente é encontrado são negociados em detalhes o preço, as condições e formas de pagamento, divulgação e todos os detalhes que influenciarão o futuro do negócio.
Com o passar do tempo muitas empresas tem a exportação como um fator de sobrevivência do negócio, pois muitas vezes o mercado interno está em crise e a segurança comercial com clientes de vários níveis econômicos e de vários países é o que mantem a empresa no mercado. Muitas empresas foram levadas para a exportação involuntariamente para desfazerem-se da produção excedente, porém pouco a pouco essas empresas começaram a produzir para a exportação, adaptando os produtos as necessidades dos mercados e inserir-se nas atividades de comercio exterior.
Para iniciar no mercado de exportação é necessário saber para onde vai exportar os produtos da empresa, conhecer a cultura, os costumes e poder aquisitivos das pessoas, um estudo sobre economia global irá direcionar qual caminho seguir.
Dois fatores interessantes influenciaram o comercio exterior do Brasil, o Plano Collor e o Plano Real. Devido ainda não ter uma “cultura exportadora” as estatísticas