Comércio internacional
Exportar é o ato de remeter a outro país mercadorias produzidas em seu próprio ou em terceiros países, que sejam de interesse do país importador, e que proporcionem a ambos envolvidos, vantagens na sua comercialização ou troca. É, portanto, a saída de mercadorias para o exterior.
Importar é o ato inverso, ou seja, adquirir em outro país, ou trocar com este, mercadorias de seu interesse, que sejam úteis à sua população e seu desenvolvimento, isto é, a entrada de bens produzidos no exterior.
Que motivações levam os países a exportarem ou importarem mercadorias e que podem proporcionar a união dos povos em torno do comércio? Essas motivações podem ser as mais diversas e estar ligadas aos mais variados interesses.
Recursos naturais podem ser uma das maiores fontes da realização do comércio. Se o país tem recursos abundantes poderá exportá-los para outros países com poucos ou nenhum destes recursos, bem como poderá precisar de fatores tecnológicos para sua obtenção e utilização, o que pode significar a importação de bens de produção para isso, e que não são produzidos por esse país.
Tanto a abundancia como a falta são motivos à realização do comercio exterior.
Fatores que podem motivar o comércio exterior: Recursos naturais, tecnológicos, clima de um país, produção (exemplo: capital e trabalho).
A importância do comércio exterior.
O comércio pode ser realizado independente de qualquer motivação lógica, muitas vezes ocorrem por motivos políticos, comerciais, interesses no produto estrangeiro etc.
A importância dos relacionamentos entre os países transcende os motivos matérias, podendo estar relacionada a motivos comerciais em que a compra e a venda de mercadorias podem fazer parte de um conjunto mais abrangente de contatos e ações entre países. A importância política também é relevante nas transações comerciais, podendo determinar o volume de negócios entre os países.
Melhoria da qualidade pode ser um fator