A inserção do brasil no comércio exterior
FACULDADE DE ALAGOAS – FAL
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ALESSON BRUNO DOMINGOS DUARTE
PAULO RAFAEL COUTINHO DE MELO
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Maceió, 2012.
ESTÁCIO – FAL
FACULDADE DE ALAGOAS – FAL
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ALESSON BRUNO DOMINGOS DUARTE
PAULO RAFAEL COUTINHO DE MELO
A INSERÇÃO DO BRASIL NO COMÉRCIO EXTERIOR
Trabalho apresentado á Sociedade de
Ensino Superior de Alagoas - Facul- dade de Alagoas, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Administração sob orientação da Profº. Ruyter Barcelos.
Maceió, 2012.
Introdução
Com o redesenho das fronteiras econômicas decorrente da globalização e o novo impulso na internacionalização dos negócios favorecido pela abertura comercial, as empresas têm descoberto novas oportunidades de participação nos mercados estrangeiros, seja exportando para outros países, negociando com fornecedores externos insumos para sua produção ou expandindo suas operações industriais em outras unidades além das fronteiras nacionais. Acompanhando essa tendência, micro e pequenas empresas ( MPES), dentro de suas características, também têm modificado suas formas de atuação. Esse novo desafio estratégico de diversificação de mercados, muitas vezes envolvendo a própria sobrevivência da empresa.
Oportunidades de Exportar O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do