Exploração sustentada dos recursos geológicos
Introdução: Noção de reservas e recursos. Desenvolvimento: Recursos geológicos: ◦ Recursos energéticos; ◦ Recursos minerais. Conclusão: Exploração dos recursos e desenvolvimento sustentável. Curiosidades
A utilização dos recursos geológicos pelo Homem é quase tão antiga como a sua própria existência. Actualmente a vida no planeta é bastante facilitada pelo facto de a Terra nos ter sempre fornecido uma vasta gama de recursos fundamentais para o desenvolvimento da civilização. Os recursos definem-se em função da utilidade que têm para nós e as reservas correspondem a uma parte dos recursos e distinguem-se destes por puderem ser exploradas pelo seu valor económico.
Reservas:
depósitos minerais e rochosos que são economicamente viáveis para serem explorados. Recursos: todas as reservas e depósitos que actualmente não são viáveis.
Recursos Geológicos
A exploração mineira foi uma das primeiras actividades a surgir. Desde cedo, o Homem tem vindo a descobrir várias utilidades destes materiais. Os minérios são minerais ou uma associação de destes, que podem ser explorados economicamente. Os minerais são classificados de acordo com a sua composição, podendo ser metálicos ou não metálicos.
Recursos minerais explorados em jazigos, para a obtenção de um determinado elemento metálico (ouro, prata, cobre, alumínio, ferro, …) que faz parte da sua constituição. Nestas explorações o minério é composto pelos elementos desejados e pela sua parte estéril (ganga)
Constituem um grupo muito diversificado, incluindo minerais e rochas (mármore, granito, areia, argila…) que são principalmente utilizados na construção civil e em processos industriais muito diversos ( obtenção de águas minerais, fabrico de fertilizantes…).
Se no início toda a nossa energia provinha quase exclusivamente dos alimentos que consumíamos, actualmente, o Homem recorre às mais variadas formas de energia para compensar