Trabalho De Geo
Ano Letivo: 2012/2013
Ano: 11ª Turma: B
Gestão dos Recursos hidrogeológicos e Recursos minerais Introdução Desde sempre o Homem utilizou diferentes materiais de origem geológica que lhes são disponibilizados pela
Natureza. Os recursos geológicos podem ser definidos como materiais sólidos, líquidos ou gasosos, que são provenientes da Terra e que o Homem pode usar em seu benefício.
Recursos
Um recurso é algo que se encontra disponível na Terra e que pode ser utilizado em benefício da Humanidade.
Os recursos podem ser renováveis ou não renováveis. Um recurso não renovável é definido como um recurso que o Homem consome a uma velocidade superior àquela com que a Terra é capaz de gerar.
Um recurso renovável é aparentemente inesgotável ou é gerado a uma velocidade igual ou superior àquela que o Homem é capaz de o consumir.
As reservas podem ser definidas como recursos, que existem no solo, ou subsolo, que se encontram disponíveis para serem utilizados pelo Homem e que foram submetidos a uma avaliação económica.
Recursos Minerais A designação de recursos minerais encontra-se uma grande diversidade de materiais terrestres onde se incluem os metais, bem como as rochas e minerais utilizados nas mais variadas aplicações. Estes dividem-se em recursos minerais metálicos e não metálicos.
Metálicos:
Os elementos metálicos encontram-se dispersos nas rochas da crosta, em concentrações relativamente pequenas.
Materiais de construção e ornamentais (não metálicos) Os materiais rochosos mais procurados tem as seguintes características: A resistência ao desgaste por abrasão
Uma dureza não excessiva que permita trabalhá-la
Uma baixa porosidade associada a uma boa capacidade impermeabilização Baixo teor ou ausência de minerais alterados ou alteráveis
Baixa condutividade térmica
de
Abrir o manual na página 183
Soluções:
1.Metálicos: fero, alumínio, cobre, chumbo e zinco.
Não metálicos: rochas, areias, cloretos, gesso,