exploração infantil
Histórico, propósito e foco.
O abuso sexual infantil está associado à desigualdade social e cultural , falta de escolaridade, violência intra-familiar entre outros fatores. A violência compromete a sexualidade e a afetividade das crianças. Propósito: Passar a mensagem para adultos e adolescentes através de campanhas feitas para as redes sociais e redes de ensino público e privado (escolas e universidades) incentivando a vítima e as testemunhas a denunciarem. Foco: Incentivar crianças, adolescentes e os seus responsáveis a denunciarem sem ter medo de qualquer represália.
Análise da situação.
- 2.1 Análise SWOT
- Força: Reforçar e informar os pais e os adolescentes dos riscos que correm e encorajá-los e denunciar. Fazer a campanha nas redes sociais utilizando a “hasteg #” #diganaoaoabusoinfantojuvenil.
- Fraquezas: Falta e medo de denunciar, um não destacamento do tema na atualidade e a falta de cumprimento de forma rígida na investigação desses casos.
- Oportunidades: Com a campanha feita nas redes sociais, nos bares, nas instituições de ensino e nas estradas da baixada fluminense, o número de pessoas que irão visualizar nossa campanha será grande, ao ponto de todos ficarem cientes desta realidade que está presente porem oculta na nossa sociedade.
- Ameaças: O medo de denunciar as ameaças sofridas, antes, durante e/ou após o abuso. Os usuários e beneficiários desses “serviços oferecidos” em bares e estradas da baixada fluminense. Neste caso referindo-se a prostituição infantil que também é considerada um abuso.
- 2.2 Esforços Passados
Durante nossas pesquisas pudemos observar que os municípios da baixada fluminense não promovem campanhas voltadas a esse tema com frequência, as campanhas são bem restritas a um ou dois municípios específicos sem que haja um foco maior em todas as outras regiões fluminenses. Os resultados porém são bastantes produtivos, infelizmente não achamos dados específicos para a baixada e sim