a exploraçao infantil
Alunas: Aylla e Mariana.
Turma: 8º B.
Professora: Lívia.
Introdução:
Analisamos a preocupante realidade acerca da exploração do trabalho infantil onde, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem aproximadamente três milhões de crianças brasileiras menores de 14 anos trabalhando.
Embora a exploração do trabalho infantil seja parte de problemas econômicos, sociais e culturais, não há como ignorar o não cumprimento dos direitos fundamentais da criança, e do.
Adolescente, que podem causar efeitos prejudiciais a sua formação e desenvolvimento.
Oque mais será relatado no trabalho:
O trabalho infantil durante a revolução industrial.
O trabalho infantil no Brasil.
As questões ILEGAIS do trabalho infantil.
As questões LEGAIS do trabalho infantil.
E sobre o (ECA)- Estatuto da criança e do adolescente.
O Trabalho infantil durante a Revolução Industrial
Durante a Revolução houve uma grande oferta de emprego nas fábricas, e o trabalho artesanal desenvolvido pelas famílias já não era bom para a produção industrial e assim as pessoas foram praticamente obrigadas a desistir de tal trabalho e partir para as indústrias.
A maioria dos trabalhadores morava em lugares muito distantes das fábricas e tinham que deixar sua família. Além do que o trabalho de uma só pessoa não era suficiente para suprir as necessidades de uma família, fazendo assim mulheres e crianças trabalhar de forma rígida e desumana.
Com o salário baixo as famílias precisavam sobreviver de alguma maneira, então todas as condições de trabalho eram aceitas, com cargas horárias excessivas, multas para eventuais falhas e um salário miserável. A situação foi se agravando à medida que os avanços tecnológicos permitiram a substituição parcial da mão-de-obra adulta pela infantil
Características principais para a troca de trabalho adulto para o trabalho infantil:
A menor falta de