Explique o processo de formação das nuvens.
2 – Quando mudamos de atitude. Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação.
3 – Filosofia consiste em fazer perguntas e procurar respostas e em momentos críticos ou de crise é que mais precisamos fazer perguntas e procurar respostas para solucionar ou amenizar as crises.
4 – Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata, de modo que, quando se pergunta “Para quê?”, o que se quer saber é: “Qual a utilidade?”, “Para que serve isso?”, “Que uso proveitoso ou vantajoso posso fazer disso?”
5 – O que é? (Uma coisa, um valor, uma ideia, um comportamento). Ou seja, a filosofia pergunta qual é a realidade e qual é a significação de algo, não importa o quê; Como é? (Uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento). Ou seja, a filosofia indaga como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo; Por que é? (Uma coisa, uma ideia, um valor, um comportamento). Ou seja, por que algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de comportamento.
6 – É o pensamento interrogando-se a si mesmo ou pensando-se a si mesmo. Além disso, a reflexão filosófica também se volta para compreender o que se passa em nós nas relações que mantemos com a realidade circundante.
7 – 1º) Porque pensamos o que pensamos, dizemos o que