Ahaaaa
1. Explique como um raio se forma?
2. Explique como o raio se propaga, ele desce do céu em direção a Terra ou ele vai da Terra em direção ao céu?
3. O Brasil é um dos países em que se registra a maior incidência de raios. Procure explicar o motivo deste número excessivo de descargas elétricas.
4. “Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.” Talvez esta frase tenha que ser revista, principalmente se pensarmos em um símbolo nacional, a estátua do Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro. Pesquise sobre a incidência de raios nesta estátua e explique, usando os conceitos tratados em aula, a sua “facilidade” para atrair raios.
5. É possível estabelecer uma relação entre os processos de urbanização e a incidência de raios? Explique.
O Para-Raios
Você já deve ter visto no alto dos prédios e as casas uma estrutura metálica pontiaguda, é o para-raios. Mas para que serve um para-raios? Na verdade ele tem duas funções, a prevenir que a descarga elétrica aconteça e de proteger quando a descarga elétrica acontece.
6. O que é um para-raios e como ele deve ser projetado?
7. Explique a função do para-raios.
8. Qual a diferença entre o para-raios de Franklin e o de Faraday? Qual deles é o mais seguro? Explique.
Respostas:
1. Para que surjam raios, é necessário que, além das gotas de chuva, as nuvens de tempestade tenham em seu interior três ingredientes: cristais de gelo, água quase congelada e granizo. Tais elementos se formam na faixa entre 2 e 10 quilômetros de altitude, onde a temperatura fica entre 0 ºC e -50 ºC. Com o ar revolto no interior da nuvem, esses elementos são lançados pra lá e pra