Corrigido Resumo Sobre A Participa O E Do Controle Social
Com os novos princípios e estratégias de organização do Estado e da Sociedade, a partirda Constituição Federal de 1988, afirmaram-se através das lutas e conquistas dosmovimentos coletivos, envolvendo partidos políticos, sindicatos, organizações comunitáriase profissionais da área social. Destacaram-se neste estudo como eixos deanálise a descentralização dos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs)como elemento facilitador de acesso e participação; e o trabalho sócio-educativo com perspectivaspolitizadoras que se constituiu em espaços de fala e organização das pré-conferências. Asconclusões apontam para uma ampliação significativa da mobilização e participação dos usuáriosdesta política na Conferência Municipal de Assistência Social, considerado o maior espaço de liberativo em nível local.
Foram realizada as pré-conferências, foi organizado um processo de capacitação sobre o tema proposto pelo CNAS “A Efetivação do Plano Decenal da Assistência Social:construir compromisso sobre a responsabilidade em garantir proteção social”, foi realizada a divisão para trabalho em grupo, com o objetivo de debater as três questões que se seguem:
• Quais são os direitos que a Política de Assistência Social garantiu para as pessoas que dela necessitam?
• Quais os três principais desafios que precisam ser enfrentados para ampliação desses direitos?
• Quais são as ações prioritárias para o enfrentamento dos desafios?
Ao final, no terceiro momento, foram apresentados os resultados das discussões e,em seguida, foram eleitos através do voto, com registro em ata, os Delegados e participantes da Conferência Municipal de Assistência Social. A cada pré-conferência foram eleitos um delegado, um suplente e seis participantes inscritos naquele momento.
Na pré-conferências de 2007 foram tratados vários assuntos:
-Avanços gerais ocorridos na Política de Assistência Social
-Desafios para garantir a efetivação dos direitos