EXPERIMENTOS COM MEM RIA CACHE DA CPU
Lucas Rodrigo Cortinove Cadasqueves
Junho-2015
Esse trabalho foi realizado para a disciplina de “Arquitetura de Computadores”, ministrada pelo professor Dr. Erikson Freitas de Morais. Esta disciplina é oferecida pela Utfpr (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - http://www.utfpr.edu.br)
Cache
Quando o processador envia a informação para a memória RAM, e também quando a memória RAM manda esta informação novamente para o processador, há uma demora, devida a velocidade limitada da memória RAM. A memória cache entra ai. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida.
Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados. Sem esta memória, o desempenho dos computadores atuais cairia em mais de 95%, devido a limitação de velocidade da memória RAM. Estes dados importantes, e se fosse necessária a memória RAM para passar estes dados repetidas vezes, o processador iria ficar muito tempo esperando os dados chegarem, e não usaria sua capacidade total.
Existem 3 tipos de Cache, conhecidos como L1 (primário) e L2 (secundário) e o L3, que atua como secundária também. Os três são embutidos no processador (antigamente somente o L1 era), já que a distancia física poderia interferir na transferência de dados. A cada novo processador, é desenvolvido um novo tipo de memória Cache para acompanhar a velocidade do processador.
Causando Falhas e Testes de Cache
As máquinas utilizadas para os testes foram utilizado ambiente de desenvolvimento DEV-C++ estão especificadas abaixo e serão renomeadas como MAQ1 e MAQ2: MAQ1: Processador: Intel Pentium N3520 2,16Ghz SO(Sistema Operacional):Windows 8.1 MAQ2: Processador: AMD Phenom 3,2Ghz SO:Windows 7 O tempo de execução foi medido pela inclusão da biblioteca time.h e com as variáveis “clock_t inicio, fim” e executando um simples cálculo de tempo e exibindo em segundos com até 3