Experimento Solubilidade - Quimica Organica (By: Milo)
OBJETIVO
Pretendemos neste experimento constatar a dissolução do soluto de acordo com a polaridade do solvente, das propriedades químicas sabemos que uma substância polar dissolve melhor e com mais sucesso outra substâncias polar, do mesmo jeito que uma substâncias apolar dissolve outra substâncias apolar. No fim deste experimento será possível fazer uma analise a cerca dos materiais usados perceptíveis a estes fatos.
INTRODUÇÃO
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidade máxima que uma substancia pode dissolver-se num liquido. Pode-se expressar em mols por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente. A solubilidade de uma substancia depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for água, hidratação.
MATERIAIS E REAGENTES
3 Béqueres
1 Espátula
6 Tubos de ensaio
3 Proveta graduada,
Água destilada,
Éter de petróleo,
Etanol,
Glicose,
Tetracloreto de carbono
PARTE EXPERIMENTAL
- 1.1
Tubo 1: ( 2 ml de Água Destilada + 2 ml de Éter de Petróleo )
Após feita a mistura das duas substancias , houve o aparecimento de duas fases na solução. Sendo que tomando como base que compostos organicos tem densidade geralmente mais baixa que a da água, a fase que ficou na parte superior do tubo era as 2ml de Éter, e a fase que estava em baixo era a água destilada.
Tubo 2: ( 2 ml de Etanol + 2 ml de Água Destilada )
Ao misturarmos a Água e o Etanol, não houve aparecimento de fases no tubo de ensaio. Pois a hidroxila do etanol ligou-se com a parte polar da água.
Tubo 3: ( 2 ml de Etanol + 2 ml de Éter de Petróleo )
Não houve aparecimento de fases ao misturarmos o Éter de Petróleo e o Etanol.
- 1.2
Tubo 1: ( 2 ml de Água Destilada + 2 ml de Éter de Petróleo + 1 ml Tetracloreto de