Experimento radiação
A. Emmer; A. Assad; A. Carolina; C. Delgado; D. R. Santos I. Roccon
Prof. Regina Matos Jorge
Fenômenos de transporte experimental II / Labenge / Curso de Engenharia Química
Universidade Federal do Paraná
Resumo - O presente relatório apresenta um estudo experimental sobre o fenômeno da radiação térmica. Para a análise do fenômeno estudado foi realizado um experimento em que a radiação emitida por uma lâmpada incandescente foi direcionada, em uma primeira etapa, a um recipiente de alumínio e depois, na segunda etapa, a um recipiente negro, ambos com uma determinada quantidade de água. Com isso foi medida a temperatura atingida pelo fluido a cada 60s num intervalo total de tempo de 20min. Dessa forma foi possível determinar o coeficiente de absorvidade do alumínio, o valor obtido foi 0,48. Além disso, também foi possível confirmar através do experimento que corpos negros são melhores absorvedores de calor do que corpos não negros.
(Palavras-chave: radiação, calor, absorvidade, alumínio)
Introdução
Transferência de calor (ou calor) é a energia térmica em trânsito devido a uma diferença de temperatura entre dois ou mais corpos. Essa transferência se dá por três maneiras diferentes: condução, convecção e radiação [1].
A condução ocorre através de um meio sólido ou fluido e consiste na propagação de calor das partículas mais energéticas para as menos energéticas adjacentes como resultado da interação entre elas [1].
O fenômeno da convecção é aquele no qual a transferência de calor acontece entre uma superfície sólida e um fluido em movimento quando estes estão a diferentes temperaturas. Quando o escoamento do fluido é causado por meios externos (como ventilador, bomba ou ventos atmosféricos), diz-se que a convecção é forçada. Por outro lado, quando o movimento do fluido se dá por forças de flutuação induzidas por diferenças de densidade devido à variação de temperatura, a convecção é chamada natural ou livre [1].
Radiação térmica é a