Experimento Químico Varinha Mágica
Objetivos:
Tocar em uma mistura escura com uma varinha, ocorrer um estalo e acender uma chama.
Introdução:
Esse experimento faz parte da Coleção "Romeu e Julieta: uma paixão científica". Ele é o terceiro da sequência do mago na cena “A Festa” e consiste em um bastão de vidro que acende a chama de uma tocha ao tocá-la. A explicação desse experimento não está presente no texto da peça, ela é apenas utilizada como um efeito especial na demonstração do experimento das bolhas explosivas. Dominar o fogo foi uma das maiores conquistas da espécie humana há cerca de 500 mil anos a.C. Historiadores acreditam que as primeiras chamas produzidas pelo homem surgiram do atrito entre dois pedaços de madeira seca e posteriormente por faíscas geradas do choque entre duas pedras. Nesses dois casos era necessário atritar materiais.
Os métodos mais utilizados nos dias de hoje também dependem do atrito ou de uma descarga elétrica. Você seria capaz de produzir fogo sem utilizar nenhum desses artifícios? De maneira assim... Mágica?
Resumo:
Acreditam que basicamente a produção de fogo vem apenas de fósforo, isqueiros. A produção de uma chama produzida por uma naturalmente, existe em muitas reações químicas em que é comum observar uma elevação de temperatura. Essas reações são conhecidas como exotérmicas cujo calor é liberado quando os reagentes passam produtos. Os reagentes começam com um estado de energia mais alto do que os produtos, então a energia é liberada durante a reação. Uma reação exotérmica bastante conhecia é oxi - redução envolvendo o álcool etílico com o permanganato em meio forte ácido:
2KMnO4 + 3H2SO4 + 5CH3CH2OH ----------> k2SO4 + 2MnSO4 + 5CH3CH0 (aldeído acético) + 8H2O + calor Esse fenômeno pode ser usado para mostrar um pouco do ambiente mágico que cerca toda a história dos alquimistas. Geralmente as pessoas comuns reação química mostra o poder da química.
Material:
1.Chumaço de algodão
2.Conta