Experimento massa mola
1. Introdução
2. Oscilador Massa-Mola
3. Equipamentos Utilizados
4. Procedimentos
5. Dados coletados
6. Conclusão
1. INTRODUÇÃO
Experimento realizado para verificar o comportamento estático de uma mola, para pequenas deformações, é corretamente descrito pela Lei de Hooke, e que o período de oscilação de um sistema massa-mola é independente da amplitude, para pequenas oscilações. Analisado o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mola suspenso.
2. Oscilador Massa-Mola
O equipamento utilizado nesse experimento foi uma mola suspensa, à qual foram penduradas e acrescentadas em sequência, massas de valor crescente. O aumento na quantidade de massa suspensa pela mola foi acompanhado do aumento do comprimento da mola. Na segunda parte do experimento, a mesma mola suspendeu massas de valores crescentes. Esses diferentes sistemas massa-mola foram postos a oscilar pequenas amplitudes, a fim de observar como o período variou com a massa.
Na figura podemos ver o Oscilador massa-mola vertical. a) Mola de comprimento l suspensa na vertical b) O peso do corpo deforma a mola de uma quantidade ∆l, de modo que ocorre o equilíbrio entre a força restauradora da mola e o peso, na posição x=0 c) A mola exerce para cima uma força k(∆l-x)=k∆l-kx=mg-kx. Portanto, a força resultante é mg-kx-mg=-kx, ou seja, uma força para baixo de módulo igual a kx.
3 Equipamentos utilizados
• Mola • Suporte vertical e horizontal • Suporte de 10g para massas • Massas de 10g • Régua milimetrada • Cronômetro
4 Procedimentos
Suspendemos a mola no suporte e marcamos seu comprimento inicial. Prendemos à extremidade livre da mola o suporte de massas. No