relatorio fisica
Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri - UFVJM
Fenômenos Mecânicos – CTT120 – Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Resumo. Este experimento tem como objetivo descobrir através de cálculos a deformação elástica de cada mola utilizada no experimento, e uma constante elástica da junção das duas molas.
Palavras chave: Lei de Hooke, constante elástica, deformação.
Introdução
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou alongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.
Analiticamente, a lei de Hooke é dada pela equação:
F = -k.x
F= Força elástica;
K= Constante elástica;
X= Deformação ou alongamento do meio elástico;
Gráfico da Lei de Hooke
No experimento realizado as molas nas diversas situações estavam inicialmente em repouso. Ao serem acrescentados as massas ao conjunto mola bandeja, a mola se deformou e adquiriu assim uma constante elástica, que indica o quanto essa mola alongou no caso.
Pode-se representar a situação através da imagem abaixo:
As únicas forças que atuam sobre o sistema é a gravida e a força F, representada pelas diferentes massas adicionadas ao sistema mola- bandeja.
Procedimento Experimental
Realização do experimento:
Inicialmente usou-se um equipamento métrico de madeira servindo de base para acoplar um pino utilizado como apoio para as molas. Adicionou-se inicialmente ao equipamento a mola 1 com uma bandeja de massa desprezível afixada a ela. Em seguida foi realizada a medição da altura inicial do conjunto mola-bandeja.Após a medição foram adicionados a bandeja quatro pequenos pesos, estes foram adicionados acrescentando a cada medição um peso diferente, enumerados pelo grupo por 1, 2, 3 e 4, com pesos respectivamente de