Norma regulamentadora 4
4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
4.2
SESMT – Como Dimensionar?
O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II.
4.2.1
Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os SESMT.
4.2.2 As empresas que possuam mais de 50% de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os SESMT , em função do maior grau de risco.
Empresa
EXEMPLO:
Grau de risco 4
Grau de risco 3
Considerando uma empresa com setores com grau de riscos diferentes.
Grau de risco 4
Grau de risco 1
QUADRO I
Grau de Risco - GR para fins de dimensionamento do SESMT
QUADRO II Dimensionamento dos SESMT
Exemplo:
* A empresa para qual faremos o dimensionamento É uma empresa que extrai carvão mineral, e possui 253