Experimento Leis de Ohm
A aula experimental teve como principal objetivo proporcionar a compreensão e a comprovação dos princípios ligados à resistência elétrica e a resistividade em um sistema, através da aplicação das Leis de Ohm. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms e a Resistividade elétrica (também resistência elétrica específica) é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente eléctrica. Quanto mais baixa for a resistividade, mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica e a sua Unidade (SI) é o ohm metro (Ωm). Portanto, o experimento objetivou demonstrar a relação de dependência que a resistência elétrica possui em relação: à geometria do condutor (comprimento e espessura do fio), ao tipo de material do condutor, à diferença de potencial aplicada e à corrente elétrica. Também teve como objetivo determinar a resistividade de cada fio.
2. Referencial Teórico
2.1 Leis de Ohm
As primeiras investigações sobre a condução da corrente elétrica foram feitas pelo físico alemão Georg Simon Ohm. Este, em 1827, comprovou que a corrente elétrica a qual consiste no movimento ordenado de elétrons é formada quando há uma diferença de potencial (ddp) em um fio condutor. E esse movimento no condutor fica sujeito a uma oposição que é conhecida como resistência elétrica.
2.2 Primeira lei de Ohm
Aplicando uma diferença de potencial U nos extremos de um pedaço de um fio condutor, e mantendo a temperatura do mesmo, notamos que, quase sempre, essa tensão U será proporcional a corrente i.
Ohm definiu que a constante de proporcionalidade entre U e i seria a