Experimento Lei de Ohm
A RESISTÊNCIA ELÉTRICA, RESISTÊNCIA ÔHMICA E NÃO ÔHMICA, LEI DE OHM
RECIFE
MARÇO DE 2015
A RESISTÊNCIA ELÉTRICA, RESISTÊNCIA ÔHMICA E NÃO ÔHMICA, LEI DE OHM
Relatório apresentado ao professor Erval Oliveira, do 4º Período do curso de Graduação em Engenharia Cívil, da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física Experimental IIl.
.
RECIFE
MARÇO DE 2015
1. INTRODUÇÃO
A resistência elétrica mede a propriedade dos materiais de oferecer resistência à passagem de corrente elétrica. Neste processo a energia elétrica é dissipada, geralmente, na forma de calor. Assim um resistor corresponde a qualquer dispositivo que dissipe energia elétrica. Resistores em que a diferença de potencial (ddp) aplicado, é proporcional a corrente elétrica (I) são chamados resistores ôhmicos, para eles a relação entre ddp e corrente é constante e chamada de resistência elétrica (R), embora nem todos os resistores se comportem desta maneira. Resistores Ôhmicos em um resistor mantido a uma temperatura constante a voltagem aplicada é diretamente proporcional a corrente que o atravessa ,ou seja ,a resistência se mantém sempre a mesma independente da tensão ou corrente aplicada já os Resistores Não Ôhmicos o valor da resistência varia conforme mudamos a tensão que o atravessa, pois a temperatura nele aumenta proporcionalmente a voltagem.
2. OBJETIVOS
Determinar a relação entre a diferença de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circula pelo mesmo. Construir a curva característica de um resistor Ôhmico e identificar um resistor Ôhmico.
3. MATERIAIS
01 Painel para associações de resistor EQ027
01 Fonte de Alimentação CC regulável
04 Conexões de fio de 50 Cm com pinos tipo banana
01 Amperímetro (Multímetro com fundo de escala capaz de detectar até 10 A CC)
01 Chave de Liga e Desliga
4. PROCEDIMENTOS
Ante de iniciarmos a montagem