Experimento II
Se uma carga puntiforme está isolada no espaço, ela gera um campo elétrico em sua volta.
Qualquer ponto que estiver a uma mesma distância dessa carga possuirá o mesmo potencial elétrico. Portanto, aparece ai uma superfície equipotencial esférica. Podemos também encontrar superfícies equipotenciais no campo elétrico uniforme, onde as linhas de força são paralelas e equidistantes. Nesse caso, as superfícies equipotenciais localizamse perpendicularmente às linhas de força (mesma distância do referencial). Superfícies equipotenciais são linhas imaginárias que possuem pontos com o mesmo potencial elétrico, assim uma determinada carga gera infinitas superfícies equipotenciais. Potencial elétrico é a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico. Ao tomarmos uma carga q e a coloquemos em um ponto P de um campo elétrico. Ela adquire uma energia associada ao quanto prédisposta ela está a entrar em movimento a partir unicamente do campo que está interagindo com ela.
Definimos por v o potencial elétrico associado a uma carga, temos que:
Unidade de potencial elétrico:
As linhas de campo elétrico podem ser usadas para esboçar os campos elétricos.
Essas linhas de campo são usadas para visualizar a direção e a intensidade dos campos elétricos. O vetor campo elétrico em qualquer ponto é tangente à linha de campo elétrico que passa por este ponto.
1
A densidade de linhas de campo elétrico em uma região do espaço é proporcional ao módulo do campo elétrico nesta região. As linhas de campo começam em cargas positivas e