experimento fisica
Luan Eduardo Rufino Ferreira
MATRICULA: 20130198779
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
Professor: Nelson Souza
Introdução:
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.)
Movimentos que possuem aceleração escalar instantânea constante (não nula) são chamados Movimentos Retilíneos Uniformemente Variados.
Decorre imediatamente, que se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Objetivo:
Estudar o movimento de um corpo em condições que se aproximam de um sistema sem atrito. Verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados. Fazendo a análise cinemática e dinâmica dos dados observados e relacioná-los. Esquema de montagem:
1. Trilho de ar
2. Cavaleiro com mola e imã
3. Bobina para disparo do cavaleiro
4. Fonte 6 V DC
5 Chave inversora
6.Compressor de ar
7. Sensores ópticos
8. Cronômetro digital com disparo automático para 4 intervalos de tempo
9. Nível com base magnética
10. Régua de plástico
11. Balança
Figura 01( Material Utilizado)
PROCEDIMENTOS:
Figura.02( Trilho de Ar Inclinado)
Inicialmente o trilho foi nivelado através de parafusos existentes. As portas fotoelétricas foram alocadas de acordo com o roteiro do experimento, tomando por origem a extremidade do “carrinho” a uma distância de aproximadamente 15 cm da origem. Para cada valor destes foram efetuadas quatro medidas de tempo. A distância das portas, bem como a marcação da origem do sistema, foi obtida com a ajuda da régua, inclinamos o trilho em 15° graus. Feito os ajustes, liga - se a “bomba de ar”, em seu fluxo 5.
Acionado o disparador, os cronômetros, que estavam devidamente zerados,