Experimento Eletroquímica
ALUNO: CLERISTON DE MELO E SILVA.
PROFESSORA: ELECY MORENO.
5º EXPERIMENTO – ELETROQUÍMICA:
PILHAS E ELETRÓLISE
Pilha
Pilha de Zinco e Cobre - Zn/ZnSO4//Cu/CuSO4
Em um recipiente de vidro com 2/3 da solução ZnSO4 e uma barra de zinco, e outro com a solução CuSO4 com uma barra de cobre, Colocou-se a ponte salina de KNO3 para que houvesse a transferência de elétrons. Fixou-se o fio vermelho no eletrodo positivo (catodo - Cu) e o preto no negativo (anodo - Zn). Ligou-se o voltímetro na posição 20V e mediu-se a voltagem da pilha. Os resultados foram anotados na tabela abaixo.
Período (min)
Sistema
0
1
2
3
4
5
6
8
10
15
20
25
30
I
1,06
1,06
1,06
1,06
1,06
1,06
1,06
1,06
1,06
1,05
1,05
1,03
1,00
Montagem da pilha
Semi-equações (segundo a tabela de potenciais padrão de redução):
Como o potencial de redução do cobre é maior do que o do zinco, ele vai se reduzir (catodo) e o zinco, se oxidar (anodo):
No béquer onde ocorre a oxidação, átomos de zinco se transformam em íons zinco fazendo com que a barra seja corroída e que elétrons sejam enviados para o béquer onde ocorre a redução. Esse envio de elétrons permite a redução dos íons de cobre a cobre metálico formando uma crosta ao redor da barra de cobre.
Durante o experimento não foi possível observar a corrosão na barra de zinco nem a formação da crosta metálica na barra de cobre, provavelmente, devido ao pouco tempo de contato entre os eletrodos através do fio ligado ao multímetro.
Eletrólise
Parte I, B) Eletrodos Inertes: Eletrólise de uma solução aquosa de Iodeto de Potássio. Ao se colocar num béquer de 50mL, 25mL de solução de iodeto de potássio a 5% e 5 gotas de fenolftaleína. Foi transferido o conteúdo para um tubo em U. Foi se adicionado eletrodos de grafite ligados a uma fonte de energia elétrica. De imediato se observou a liberação de uma coloração Rosa no polo negativo (Anodo) e