O CONSUMO DE ALCOOL ENTRE OS ADOLESCENTES NO PERIODO ACADEMICO
FACULDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO FARMÁCIA
RESUMO RESOLUÇÃO RDC N°44 INS 2009/2010
E
RESOLUÇÃO RDC N° 344
GOIANIA
2011.
CONSUMO DE ALCOOL PELOS ALUNOS UNIVERSITARIOS NO PERIODO ACADEMICO
Projeto de Aprimoramento de Ensino, apresentado à disciplina Fundamentos da Estatística, do curso de Farmácia, da Faculdade Estácio de Sá, como requisito parcial para aprovação, do segundo período.
Orientador (o): Leonardo, Leopoldo
GOIANIA
2011.
1 INTRODUÇÃO
O álcool do árabe (AL-kohul), e uma classe de compostos orgânicos que possui na estrutura um ou mais grupos de hidroxilas. – OH, ligados a carbonos saturados.
Bebidas alcoólicas são bebidas que contêm álcool. O álcool das bebidas alcoólicas é designado quimicamente por álcool etílico ou etanol (álcool vínico), é um composto constituído por carbono, oxigênio e hidrogênio, cuja fórmula química é CH3CH2OH, líquido incolor volátil a setenta e oito graus Celsius, tendo de densidade oito décimas, de sabor ardente, cheiro característico e sem valor nutritivo.
O álcool etílico resulta da fermentação de produtos açucarados (glucose ou glicose e levulose ou frutose), por ação de microorganismos chamados de leveduras ou fermentos, mais precisamente de uma enzima que essas leveduras segregam. A quantidade de álcool existente nas bebidas alcoólicas varia de umas para as outras. Pode ser conseguida uma maior concentração em álcool, se proceder a uma operação de concentração chamada destilação, obtendo-se assim uma nova bebida alcoólica destilada.
O álcool etílico (etanol) é o tipo de álcool, mais comum, alem de usado em bebidas alcoólicas, e usado para limpeza domestica e também como combustível para automóveis.
1.1 PROBLEMA
O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e incentivado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mortalidade e