Experimento de química - Equilíbrio quimico
Identificar o princípio de Le Chatelier em um experimento simples que demonstre e reforce o conceito de equilíbrio químico.
Materiais:
• Béquer;
• HCl (ácido clorídrico);
• Tubos de ensaio;
• Suporte para tubo de ensaio;
• NH4Cl (Cloreto de amônio);
• NaCl (Cloreto de sódio);
• K2CrO4 (Cromato de potássio).
Procedimentos:
1. Em um tubo de ensaio colocar uma pequena quantidade de Cloreto de amônio (NH4Cl) e adicionar água para que o mesmo seja diluído e seguida adicionar uma pequena quantidade de Cloreto de sódio (NaCl) e observar.
2. Em um outro tubo de ensaio colocar Cromato de potássio (K2CrO4) e em seguida adicionar água e Ácido clorídrico (HCl). Observar.
3. Repetir o item B sem utilizar a água.
Resultados:
Inicialmente foi realizada uma reação que mostra como a solubilidade de um sal é afetada pela adição de um íon comum. No experimento A, o cloreto de amônio é um sal solúvel que diminui de solubilidade quando um íon comum é adicionado:
NH4Cl(s) ←---> NH4+ (aq) + Cl-
Durante a realização deste procedimento pode-se observar que o tubo de ensaio de certa forma “gelou” causando assim o que conhecemos por reação endotérmica, e pela adição do íon comum pode-se afirmar que a solubilidade do sal diminuiu causando o deslocamento do equilíbrio para a esquerda.
No que se se refere ao deslocamento do equilíbrio em reações ácido-base e efeito do íon cromato/íon dicromato observou-se que, o tubo contendo a solução (dicromato+HCl) também ocorreu uma reação endotérmica o mesmo ocorreu ao misturarmos dicromato e água sendo que neste a coloração não mudou, a concentração de íons provenientes do dicromato (Cr2O2-7) prevaleceu, e o equilíbrio se deslocou para direita a solução adquirindo cor laranja. A reação é descrita por:
2CrO42- + 2H3O+ 2O7-2 + 3H2O
Conclusão:
Após realizar o experimento, confirmamos o princípio de Le Châtelier que defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão,